Emirados Árabes se junta à Rússia para adaptar carro de Putin para venda no mercado civil

A plataforma modular única "Kortezh" foi projetada como uma base para carros blindados para o presidente russo com a ambição de transformá-la em uma série automotiva de alta classe adaptada para ser vendida e usada por civis.
Sputnik

A Fundação para a Segurança e Desenvolvimento da Defesa (DSDF), que pertence à empresa Tawazun, se juntará à Rússia em seu projeto do carro Kortezh (Cortege), disse em comunicado o ministro da Indústria e Comércio da Rússia, Denis Manturov. 

4 mil pessoas estão na corrida para se tornarem primeiros astronautas dos Emirados Árabes
De acordo com o ministro, a joint venture visa transformar os carros blindados presidenciais em carros de alta classe para o setor privado sob outra marca — "Aurus".

A DSDF receberá uma participação de 30% na Aurus, enquanto o desenvolvedor original da Kortezh, NAMI, reterá 60%. Outro participante do empreendimento, a montadora russa Sollers, receberá 5%. A DSDF está planejando investir cerca de €110 milhões (cerca de R$504 milhões) no projeto.

Os veículos Kortezh foram projetados pelo Instituto de Pesquisa e Automóveis de Pesquisa Científica Central (NAMI), sediado em Moscou, e foram construídos como substitutos dos carros blindados de fabricação estrangeira usados ​​anteriormente pelo presidente durante as viagens. 

No entanto, a intenção é também adaptá-los para o mercado mais amplo sob a marca Aurus. Variantes dos veículos estão planejadas para serem construídas com base na mesma plataforma — uma limusine, um sedã e uma minivan.

Comentar