OTAN declara 'vitória' na Copa 2018 na Rússia

A OTAN destacou que todas as Seleções que chegaram à semifinal da Copa do Mundo são de países membros da aliança militar, lhes desejando boa sorte.
Sputnik

"As quatro equipes restantes da Copa do Mundo da FIFA são membros da OTAN, boa sorte para todos!", disse a mensagem da aliança no Twitter.

Em 2018, 10 membros da OTAN tiveram suas seleções qualificadas para a Copa do Mundo, embora muitas outras equipes nacionais sejam de países parceiros da OTAN, lê-se na mensagem.

Mundo 'trumpiano' ganha força: ex-conselheiro dos EUA qualifica OTAN como 'obsoleta'
Em 7 de julho, a Rússia foi eliminada pela Croácia nas quartas de final da competição. Desta forma, o título de campeão mundial será decidido entre a França, Bélgica, Inglaterra e Croácia.

A OTAN, depois de muitos anos de buscas, encontrou finalmente uma ideia unificadora: o desenvolvimento do futebol, brincou o cientista político russo Fyodor Lukyanov, que é também diretor da revista Rússia na Política Global.

"Finalmente fica claro que a principal tarefa da Aliança não é a security [segurança], a democracy [democracia] ou stability promotion [promoção da estabilidade], mas o desenvolvimento do futebol", afirmou.

Para Lukyanov, "agora é completamente compreensível a ideia da Ucrânia e da Geórgia de se tornarem integrantes da OTAN".

De acordo com o cientista político, "a Copa do Mundo deu uma contribuição notável para a política mundial", porque, disse ele brincando, agora a OTAN tem uma "a missão clara e novas tarefas após o fim da Guerra Fria".

Comentar