Material radioativo é roubado no México e autoridades lançam alerta

As autoridades do governo mexicano emitiram nesta segunda-feira (9) um alerta de perigo depois que um contêiner com substância radioativa foi roubado na Cidade do México.
Sputnik

O contêiner com Irídio-192 foi roubado no distrito de Álvaro Obregón, na capital mexicana. No total, o alerta foi emitido no estados onde o contêiner poderia ter sido roubado, disseram as autoridades, nos estados de México, Morelos, Puebla, Tlaxcala, Guerrero, Michoacán, Guanajuato, Querétaro, Hidalgo, Oaxaca e Veracruz.

As autoridades notaram que o contêiner pode representar uma ameaça direta inclusive para os ladrões. Os criminosos roubaram o carro de uma empresa envolvida na radiografia industrial, talvez sem saber da presença de uma carga perigosa a bordo.

Novo presidente do México quer se manter no Nafta
Segundo o a imprensa mexicana, a carga oi roubada no dua no dia 6 de julho. O contêiner de aço inoxidável contém Urânio e Tungstênio em seu interior com o isótopo radioativo Irídio 192, segundo o comunicado do Governo Federal mexicano, da Proteção Civil, e a Procuradoria Geral de Justiça.

A substância pode ser perigosa caso seja retirada do interior, ou se manuseada de forma inadequada. Em caso de contato direto, ela pode causar lesões permanentes.

Outros 12 incidentes semelhantes foram registrado no país desde o fim de 2013. O mais recente, segundo o La Prensa, ocorreu ainda em fevereiro deste ano.

Comentar