Por que Rússia planeja criar novo avião de guerra eletrônica?

Uma fonte militar revelou que a Rússia está desenvolvendo um avião para neutralizar as comunicações de satélites militares inimigos. O diretor comercial da revista Arsenal Otechestva (Arsenal da Pátria), Aleksei Leonkov, comentou essa informação.
Sputnik

"Nos tempos soviéticos tínhamos um sistema desse tipo, denominado MiG-31D. Carregava um míssil especial que podia atingir alvos espaciais. Foi desenvolvido para desativar uma parte dos mísseis balísticos e, ao mesmo tempo, poderia derrubar satélites. Os norte-americanos também tinham seu próprio sistema com um míssil que funcionava em conjunto com um sistema terrestre", explicou o analista ao canal RT.

Rússia desenvolve novo avião de guerra eletrônica para neutralizar satélites inimigos
Leonkov sublinhou que é necessário desenvolver uma alternativa ao avião existente, chamado de Porubschik entre os militares, porque já não são produzidos os mísseis para esses aviões portadores.

"Esse avião, que pode interferir nas comunicações de satélites, faz parte das armas de guerra radioeletrônica. Sem dúvida, deve ser substituído. O próprio avião foi desenvolvido na base no Il-18, é bastante antigo e é impossível usá-lo indefinidamente. É necessário procurar novos portadores. Pode ser o Il-114. Temos experiência de instalação do equipamento nesses aviões. Se o Ministério da Defesa encomendar, esse avião será desenvolvido", acrescentou ele.

Anteriormente, a mídia informou que a Rússia está desenvolvendo um novo avião capaz de neutralizar os satélites de navegação e telecomunicações do adversário. Segundo disse a fonte, a aeronave irá substituir o modelo Ilyushin IL-22 PP.

Comentar