"Nos tempos soviéticos tínhamos um sistema desse tipo, denominado MiG-31D. Carregava um míssil especial que podia atingir alvos espaciais. Foi desenvolvido para desativar uma parte dos mísseis balísticos e, ao mesmo tempo, poderia derrubar satélites. Os norte-americanos também tinham seu próprio sistema com um míssil que funcionava em conjunto com um sistema terrestre", explicou o analista ao canal RT.
"Esse avião, que pode interferir nas comunicações de satélites, faz parte das armas de guerra radioeletrônica. Sem dúvida, deve ser substituído. O próprio avião foi desenvolvido na base no Il-18, é bastante antigo e é impossível usá-lo indefinidamente. É necessário procurar novos portadores. Pode ser o Il-114. Temos experiência de instalação do equipamento nesses aviões. Se o Ministério da Defesa encomendar, esse avião será desenvolvido", acrescentou ele.
Anteriormente, a mídia informou que a Rússia está desenvolvendo um novo avião capaz de neutralizar os satélites de navegação e telecomunicações do adversário. Segundo disse a fonte, a aeronave irá substituir o modelo Ilyushin IL-22 PP.