França volta à final e pode vencer sua 2ª Copa do Mundo

França derrota a Bélgica e pode vencer sua segunda do Mundo. Essa será a 3ª vez que o time francês chega à final do torneio. A última, em 2006, deu o título para a Itália, 8 anos após vencer o Brasil por 3x0 em casa. O presidente francês, Emmanuel Macron, estava a partida do estádio, em São Petersburgo, e deve repetir o gesto na final, em Moscou.
Sputnik

Antes da partida a expectativa de grandes atuações girava em torno de Romelu Lukaku, da Bélgica, com 4 gols na Copa, e Kylian Mbappé, da França, com 3 gols, os destaques dos dois times. No entanto, o jogo truncado deu poucoы espaços para os doшs jogadores, e o único gol da partida saiu de um escanteio na cabeça de Umtiti, já no segundo tempo.

O jogo começou movimentado com ataques dos dois lados, porém maior volume dos belgas. Aos 4 minutos, a primeira jogada perigosa foi executada por Eden Hazard, atacando o campo da Bélgica pelo lado esquerdo e cruzando. Porém, o passe foi cortado e o escanteio no lance seguinte foi para fora.

Rainha da Bélgica, Matilda, e Rei da Bélgica, Philippe, ao lado do presidente francês Emmanuel Macron e do ministro de Relações Europeias da Bélgica, Didier Reinders comparecem à semifinal da Copa do Mundo na Rússia entre França e Bélgica.

Aos 10 minutos do 1º tempo o jogo seguia equilibrado, com ligeiro domínio do time da Bélgica. Já aos 15 minutos, Hazard invadiu a grande área e chutou cruzado, de esquerda, jogando a bola próxima à trave direita de Lorris, goleiro francês. Pouco mais de 3 minutos depois, o mesmo Hazard chutou forte no meio do gol mas bola foi desviada pelo zagueiro francês Varane.

A seleção da Bélgica dominava o jogo até então, e pressionava a Seleção francesa, que tinha dificuldades de jogar no meio campo e mantinha suas jogadas ofensivas focadas nos contra-ataques.

Llorris, goleiro francês, faz grande defesa durante partida entre França e Bélgica na semifinal da Copa do Mundo.

Após os primeiros 30 minutos de jogo, no entanto, o time francês cresceu no jogo e conseguiu encontrar lances de perigo. Aos 33, Kylian Mbappé cruzou bola perigosa para Giroud, mas o camisa 9 se desequilibrou e não conseguiu chutar contra a meta do goleiro belga.

Aos 39 minutos a chance mais clara de gol do jogo até então surgiu dos pés de Mbappé, que deixou o lateral Pavard livre e sozinho contra o goleiro belga, que defendeu o chute e jogou para escanteio. O time francês continuava crescendo na partida até o final da primeira etapa. O 1º tempo terminou com equilibrado.

Gol de cabeça de Umtiti abre o placar para a França em São Petersburgo.

Mas aos 6 minutos do 2º tempo, o zagueiro Umtiti subiu mais alto na área belga após cobrança de escanteio e cabeceou cruzado sem chance contra o goleiro belga, Cortois. França 1x0 Bélgica.

Já perto da metade do 2º tempo, a Bélgica tinha dificuldade de atacar o time francês. A melhor chance criada pelo time foi uma cabeçada de Fellaini após cruzamento de Mertens, mas o jogador acertou apenas o lado da meta francesa.

A defesa francesa permaneceu a maior parte do 2º tempo bem armada e não deu muitos espaços para o time belga criar. As tentativas, assim como no jogo do Brasil, permaneciam em jogadas vindas das laterais, seguidas de cruzamentos. O time francês deu poucas oportunidades de contra-ataque, uma das armas mais letais do time belga.

O três atacantes franceses permaneceram maior parte do tempo na defesa auxiliando a segurança da área durante a 2ª etapa.

Jogadores franceses comemoram vitória sobre a Bélgica e vaga na final da Copa do Mundo.

A Bélgica pressionou nos últimos 5 minutos mas não conseguiu passar o bloqueio francês. Varane fez grande partida e afastou uma série as bolas cruzadas pelos belgas.

Com a defesa efetiva e segurando a posse de bola no final do jogo, a França conseguiu vencer a Bélgica e está na final da Copa do Mundo de 2018.

As estatísticas finais da partida mostraram a superioridade francesa. Foram 19 chutes a gol dos franceses contra 9 dos belgas. A França, porém, levou perigo ao gol belga em 8 oportunidades, já a Bélgica fez o mesmo 5 vezes. A posse de bola foi maior do lado belga, com 60% do tempo de bola rolando. A permanência defensiva francesa se traduziu em 16 roubadas de bola e 30 chutões, contra 14 chutões da Bélgica.

Amanhã, o segundo finalista será definido na partida entre Croácia e Inglaterra, em Moscou, no estádio de Lujniki. 

A grande final da Copa do Mundo está marcada para o domingo (15), também no estádio de Lujniki.

Comentar