Campeã em 1966, jogando em casa, a Inglaterra, considerada a inventora do futebol moderno, vem figurando há décadas entre as principais seleções do mundo. Em campo, no entanto, o chamado English Team pouco fez nos últimos 50 anos para merecer tal status. Chegar à final do Mundial na Rússia e conseguir o bicampeonato pode acabar de vez com as desconfianças sobre o lugar da seleção inglesa no rol das grandes equipes.
Para alcançar seu objetivo, o time inglês aposta no poder de decisão do atacante Harry Kane, artilheiro do torneio com seis gols até o momento, e na segurança passada pelo goleiro Jordan Pickford, responsável por grandes defesas até aqui, além, é claro, do talento do meia Dele Alli e da velocidade do também atacante Raheem Sterling.
A Croácia, uma das herdeiras do bom futebol da antiga Iugoslávia, conta com uma história mais curta nas Copas, marcada principalmente por um terceiro lugar conquistado na França em 1998. Chegar a uma final hoje significaria muito para todo o país, mas a verdade é que a atual geração tem qualidade suficiente para brigar por algo ainda maior na Rússia, o inédito título mundial.
Liderada pelo astro Luka Modric, que vem sendo apontado por muitos como um dos candidatos a craque da Copa, a Croácia tem um dos elencos mais fortes e determinados da competição, com nomes de qualidade em praticamente todas as posições.
Quem se classificar hoje enfrentará na grande decisão a França, que ontem derrotou a Bélgica por 1 a 0 em São Petersburgo. A final será no próximo domingo, 15, em Moscou. Já a disputa pelo terceiro lugar ocorre um dia antes em São Petersburgo.
BOLA ROLANDO EM MOSCOU
— Começa o jogo no estádio Luzhniki. Em breve saberemos quem jogará contra a França na grande final da Copa do Mundo FIFA 2018.
— Gol da Inglaterra! Trippier abre o placar em bela cobrança de falta aos cinco minutos.
— Inglaterra fez o gol e continua no ataque. O resultado é justo até aqui. Temos quase 15 minutos e o controle do jogo é dos ingleses.
— A Croácia começa a esboçar alguma reação. Mas a equipe ainda está desorganizada. Inglaterra segue sem sofrer ameaças.
— Principais jogadores croatas ainda não apareceram na partida. Modric e Rakitic têm atuação apagada até o momento. A Inglaterra aproveita a falta de inspiração da Croácia para acelerar o jogo, principalmente com Sterling.
— Podemos dizer que o jogo é quase equilibrado no momento, mas as chances claras de gol são todas da Inglaterra. A defesa croata não está sabendo lidar com a velocidade dos ingleses.
— Embora sem grandes estrelas capazes de desequilibrar uma partida (pelo menos pelo que vêm jogando até aqui), a Inglaterra demonstra uma consistência impressionante nesta Copa. Se chegar à final, pode fazer um jogo duro contra a favorita França, com chances reais de título.
— Termina o primeiro tempo, com a Croácia finalmente pressionando o time inglês. Será que o jogo muda na segunda etapa?
Começa o segundo tempo de Inglaterra x Croácia em Moscou
— Partida recomeça morna, com pouca bola rolando.
— Já passamos dos 15 minutos. A Croácia parece ainda estar estudando o melhor caminho para chegar ao gol de empate. Mas a Inglaterra se defende bem e sempre ataca com muita rapidez.
— Gol da Croácia! Perisic completou para o gol após belo cruzamento da direita. Tudo igual no Luzhniki.
— Depois do gol, a Croácia passou a dominar completamente o jogo. No momento, o cenário é totalmente favorável aos croatas, que pressionam com força enquanto os ingleses tentam apenas se defender.
— Após período de pressão croata, a Inglaterra já consegue equilibrar a partida, saindo para o jogo e buscando o ataque. A entrada do jovem Rashford deu novo ânimo para a equipe. A defesa do English Team, no entanto, demonstra sinais de nervosismo toda vez que os croatas atacam.
— Termina o tempo normal. Teremos prorrogação em Moscou.
Começa a prorrogação no Luzhniki
— O jogo é bom, mas as equipes não conseguem criar muitas chances claras para tirar o empate do placar.
— Acaba o primeiro tempo da prorrogação em Moscou. Mais 15 minutos para Croácia e Inglaterra tentarem decidir o jogo com a bola rolando.
Rola a bola no segundo tempo da prorrogação
— Gol da Croácia! Mario Mandzukic coloca os croatas na frente. A final é logo ali. A Inglaterra tem 10 minutos para impedir a classificação croata.
— Quase 10 minutos de prorrogação. Torcida croata já comemora a classificação, mas ainda tem jogo.
— 13 minutos do segundo tempo da prorrogação: Modric deixa o campo sob aplausos. Em seu lugar, entra Badelj.
— 4 minutos de acréscimo. É tudo ou nada para a Inglaterra, mas a Croácia parece mais perto de ampliar.
— Acabou! A Croácia está na final da Copa do Mundo FIFA 2018!