Exército chinês mostra em ação 'versão em tanque' do lançador russo Grad (FOTOS)

O exército chinês continua sua intensa exploração da versão sobre lagartas do lançador múltiplo de foguetes Grad. O Ministério da Defesa do país asiático publicou várias fotos tiradas em um polígono durante manobras, demonstrando em ação a arma que adquiriu a sigla de PHZ-89.
Sputnik

O veículo de combate de 30 toneladas foi desenvolvido na base no chassis polivalente Type 321. Seus elementos foram utilizados na criação dos principais tanques de combate chineses, inclusive do Type 96A.

​A versão chinesa do lançador é equipada com um "clone" do motor a diesel soviético B-54. Graças a ele, o veículo é capaz de acelerar até 55 km/h, com autonomia para 450 km.

Além da "base de tanque", o lançador possui 40 munições reativas adicionais, o que permite reduzir o tempo para recarregá-lo em duas vezes, reduzindo-o para três minutos.

O alcance do disparo com munições aperfeiçoadas de calibre 122 atinge 30 km. Além disso, para se proteger contra alvos aéreos, o sistema chinês possui uma metralhadora Type 54. A tripulação é constituída por cinco homens.

Comentar