Líbia reabre campo petrolífero com participação italiana

A Companhia Nacional de Petróleo da Líbia (NOC, na sigla em inglês) afirmou nesta quinta-feira (12) que reabrirá um campo petrolífero no sul do país e retomará a produção dentro de 48 horas.
Sputnik

A produção inicial no campo de Al-Fil será de 50.000 bpd (barris por dia) e dentro de três dias aumentará para 72.000 bpd, acrescentou a NOC.

A produção foi pausada por uma greve da Guarda das Instalações Petrolíferas, que exigia salários mais altos. A NOC afirmou que a disputa foi resolvida. 

China fecha acordo com Liga Árabe e avança sobre o Oriente Médio
O campo de Al-Fil fica na região sudoeste da Líbia e é controlado pela Mellitah Oil and Gas, uma joint venture entre a NOC e a empresa italiana Eni.

A NOC também afirmou que está retomando a exportação nos terminais do leste do país após uma paralisação de mais de duas semanas causada por um impasse entre administrações políticas rivais.

A exportação nos portos foi paralisada após o auto-proclamado Exército Nacional da Líbia, de Khalifa Haftar, retomar o controle total da região de uma milícia rival.

Haftar se recusa a reconhecer a autoridade de um governo apoiado pela ONU, baseado em Tripoli, e apoia uma administração paralela no leste da Líbia.

Comentar