Bélgica bate Inglaterra em São Petersburgo e conquista 3º lugar da Copa do Mundo FIFA 2018

Bélgica e Inglaterra disputaram a terceira colocação no torneio em São Petersburgo. Segundo confronto entre as duas seleções na Copa 2018 foi mais uma vez batido pelos belgas, que fizeram 2 a 0 com gols de Meunier e Hazard e levaram para casa a melhor colocação da Bélgica da história.
Sputnik

Inventores do esporte, a Seleção Inglesa de Futebol amarga maus resultados há anos. Fracassou na Copa do Mundo de 2014, perdendo de 2x1 para a Itália e para o Uruguai e empatando em 0x0 com a Costa Rica. Também deu adeus ao sonho de conquistar a primeira Eurocopa em 2016, empatando em 1x1 com a Rússia, 0x0 com a Eslováquia, perdendo de 2x1 para a Islândia e vencendo um único jogo, contra os vizinhos galeses por 2x1. Por isso, surpreendeu ao chegar tão longe na competição, perdendo para a Croácia na semifinal.

Tite diz que partida contra a Bélgica foi 'um jogaço' e que tem orgulho do seu trabalho
A Bélgica nunca ganhou a Copa do Mundo, mas desde 2014 é vista como a equipe promessa no torneio. Na ocasião, classificou-se para a competição sem perder nenhum jogo nas eliminatórias. No torneio realizado no Brasil, ganhou da Argélia (2x1), Coreia do Sul (1x0), Rússia (1x0) e Estados Unidos (2x1), caindo nas quartas para a Argentina. Por ter uma seleção jovem, foi apontada como uma das favoritas na Rússia, mas perdeu o bilhete dourado para a final na disputa com a França (1x0 para os azuis).

Coincidentemente, os dois times já se enfrentaram nesta Copa. Jogando pelo Grupo G, as seleções se enfrentaram na última rodada no dia 28. O confronto foi vencido pelos belgas por 1x0 (gol de Adnan Januzaj), que jogaram com um time repleto de reservas.

A partida, porém, não valia grande coisa já que os times estavam classificados para a fase eliminatória e o perdedor evitava a chave mais difícil da competição (com Brasil, Alemanha e França na dianteira). 

1 / 12
Thomas Meunier marca o primeiro gol da partida entre a Bélgica e a Inglaterra no Estádio de São Petersburgo.
2 / 12
Os jogadores da Bélgica comemoram o gol da equipe durante a partida de futebol contra a Inglaterra no Estádio de São Petersburgo.
3 / 12
Belgas celebram gol de Meunier na disputa contra a Inglaterra pelo terceiro lugar da Copa do Mundo.
4 / 12
O inglês Kieran Trippier ajuda o belga Nacer Chadli, caído no chão.
5 / 12
O vice-artilheiro da Copa, Romelu Lukaky é fortemente marcado por Danny Rose e Harry Maguire.
6 / 12
O juiz Alireza Faghani mostra o cartão amarelo para o zagueiro John Stones depois de um puxão na camisa de Eden Hazard, matando o contra-ataque belga.
7 / 12
O goleiro belga Thibaut Courtois em uma defesa no jogo contra a Inglaterra.
8 / 12
Слева направо: Эрик Дайер (Англия) и вратарь Тибо Куртуа (Бельгия) в матче за третье место чемпионата мира по футболу между сборными Бельгии и Англии.
9 / 12
Belo ângulo capturado pelas câmeras da Sputnik mostra o estádio de São Petersburgo em perspectiva durante cobrança de escanteio de Kieran Trippier.
10 / 12
Disputa de bola pelo alto dá vantagem ao zagueiro belga Kompany na partida de disputa do 3º lugar na Copa do Mundo de 2018.
11 / 12
Toby Anderwield salva em cima o time da Bélgica em cima da linha na disputa do 3º lugar na Copa do Mundo de 2018.
12 / 12
O camisa 10 belga Eden Hazard aproveita a sobra da bola desviada por Phil Jones para ampliar e fazer 2x0 contra a Inglaterra.

Os "diabos vermelhos", como são apelidados desde 1906, abriram o placar com três minutos de jogo. Com um vacilo da zaga inglesa, o lateral Meunier aproveitou o passe de Jason Denayer para fazer 1x0 a favor da Bélgica. A equipe belga iguala um recorde só obtido pela França em 1982 e pela Itália em 2006: 10 jogadores diferentes marcaram pelo time ao longo de toda a competição.

A Inglaterra teve boas chances de empatar no primeiro tempo, mas desperdiçou todas elas. Fortemente criticado na partida contra a Suécia, Raheem Sterling voltou a ter dia pouco inspirado e perdeu várias oportunidades, isolando a bola. Kane ficou na cara do gol, mas chutou mal.

Cronista analisa final da Copa e o que faltou ao Brasil para chegar à decisão
Com brilho apagado na partida, o belga Romelu Lukaku foi substituído aos 14 do 2º tempo pelo atacante do Napoli Dries Mertens. Esta partida valia algo mais para o atleta: com 5 gols, o atacante disputava a artilharia com o inglês Harry Kane, que anotou 6 na competição. Visivelmente irritado, Lukaku saiu de campo diretamente para o vestiário.

Fazendo o que faz de melhor — o contra-ataque — a seleção belga conseguiu ampliar a vantagem contra o time inglês aos 36 do segundo tempo. Debruyne arrancou do meio campo e chutou nas costas do zagueiro Phil Jones. A sobra foi aproveitada por Hazard, que mandou pro fundo do gol.

Com o resultado, a Bélgica alcança a sua melhor colocação em Copas da história. A campanha mais bem-sucedida até este ano tinha sido em 1986, quando ficou com o 4º lugar. Com um título no currículo (1966), a Inglaterra igualou a sua segunda melhor campanha: em 1990, os ingleses também ficaram com o quarto lugar.

Comentar