Mais cedo neste dia, o governo ucraniano anunciou um acordo Airbus Helicopters. Ssegundo o comunicado divulgando o acerto, os helicópteros serão usados para garantir a ordem pública, atividades antiterrorismo, proteção da fronteira do Estado, reconhecimento aéreo, segurança da infra-estrutura crítica, evacuação, transferência de força tarefa, organização de operações de busca e salvamento e combate a incêndio.
De acordo com Yarovoy, a Ucrânia ainda usa helicópteros Mi-8 soviéticos que precisam urgentemente de conserto e manutenção, o que é impossível de realizar sem os componentes russos. Ele ressaltou que o novo contrato permitiria que a Ucrânia fosse tecnologicamente independente da Rússia em relação a esse quesito.
Logo após o anúncio, o presidente Pyotr Poroshenko em uma reunião com a liderança da empresa pediu à administração para permitir o uso de alguns dos helicópteros pelas Forças Armadas "em termos de proteção da integridade territorial e soberania da Ucrânia", disse o serviço de imprensa do presidente..