'Mina de ouro': túmulo recém-descoberto no Egito revela segredos de mumificação

Entre os objetos encontrados no antigo túmulo, o artefato mais significativo é uma máscara de prata dourada.
Sputnik

No sábado (14), arqueólogos egípcios anunciaram a descoberta de um antigo sepultamento e de uma oficina de mumificação escondidos 30 metros debaixo do solo nas proximidades da necrópole de Saqqara, ao sul de Cairo (Egito), relata Reuters.

Múmia bicéfala com cabeça de menina e crocodilo é exibida na Turquia (FOTO)
Entre os objetos encontrados na sepultura, que data do período Saita-Persa, entre 664 e 404 a.C., há 35 múmias e sarcófagos de pedra. Centenas de pequenas estátuas de pedra, jarras e recipientes usados no processo de mumificação foram encontrados dentro das câmaras de sepultamento.

O artefato mais significativo é uma máscara de prata dourada, apenas a segunda desse tipo já descoberta, segundo o ministro das Antiguidades, Khaled al-Anany.

Os arqueólogos esperam que a pesquisa da oficina de mumificação ajude a identificar a composição química dos óleos usados pelos antigos egípcios para mumificar os mortos.

De acordo com o diretor do projeto, Ramadan Badry Hussein, que supervisiona o trabalho de escavação, os arqueólogos estão enfrentando "uma mina de ouro de informação" que ainda precisa ser investigada.

Comentar