O USS Racine era um navio de desembarque da classe Newport, e serviu durante 22 antes de ser desativado e enviado para a base de Pearl Harbor em 1993. Em janeiro, a Marinha norte-americana anunciou que a embarcação seria utilizada para exercícios de fogo real durante as manobras RIMPAC 2018. As simulações de combate e o afundamento tiveram lugar na quinta-feira da semana passada (12), de acordo com o portal News.com.
Os exercícios de afundamento de uma embarcação foram os primeiros na história dos exercícios em questão, dos quais participaram tropas terrestres e aviões de combate. A Força de Autodefesa do Japão e unidades do exército dos EUA dispararam mísseis contra o navio a uma distância de 100 km, após um avião australiano de reconhecimento marítimo P-8A Poseidon ter proporcionado os dados de localização.
O exercício foi observado à distância por um navio de reconhecimento chinês da classe Dongdao Type 815.
Os EUA excluíram a Marinha da China das manobras RIMPAC 2018 umas semanas antes de seu início, em 29 de junho, tendo utilizado como pretexto a "militarização" da zona próxima ao arquipélago Spratly, no mar do Sul da China. A China havia participado das manobras anteriores RIMPAC, em 2014 e em 2016.