Embora seja incerto o que o avião estava fazendo na zona quando caiu, ele poderia estar participando de uma missão de fornecimento de combustível ou possível transporte de tropas durante a ocupação alemã em Rodes, iniciada em 1943, indica o jornal Daily Mail.
Vale destacar que não se sabe por que o avião da Alemanha nazista sofreu o acidente e quantos tripulantes estavam a bordo.
A aeronave, que se encontra a uns 74 metros de profundidade a leste da ilha, foi detectada por mergulhadores da empresa Aegean Tec que usaram GPS para encontrá-la. As imagens impactantes feitas pelos especialistas mostram o avião no fundo do mar.
O avião parece ter conservado muito bem seu estado: só lhe faltam um dos três motores, que ainda não foi encontrado, e o vidro da cabine de pilotagem.
A ocupação da Grécia pelos países do Eixo fascista começou em abril de 1941, quando a Alemanha nazista interviu para ajudar a sua aliada, a Itália de Mussolini, que estava em guerra com a Grécia desde outubro de 1940. Posteriormente, depois da conquista de Creta, a Grécia foi ocupada em junho de 1941 e permaneceu nas mãos das potências do Eixo até outubro de 1944.