FMI estima que a inflação venezuelana atingirá 1.000.000% em 2018

O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse que a inflação na Venezuela chegará a 1.000.000% até o final deste ano e que o Produto Interno Bruto (PIB) poderá ser reduzido em 18%.
Sputnik

"A Venezuela continua atolada em uma profunda crise econômica e social, de acordo com as projeções, o PIB real será reduzido em aproximadamente 18% em 2018 (…) projetamos que a inflação chegará a 1.000.000% até o final de 2018", observa texto publicado no site da organização internacional.

Venezuela confia à Turquia seu ouro: mais um passo para colapso do dólar
Além disso, o FMI culpa a queda do PIB pela redução da produção de petróleo no país caribenho, que segundo o último relatório da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), caiu em junho para 1,34 milhão de barris por dia.

"Prevemos que o governo continuará a registrar grandes déficits fiscais, financiados exclusivamente com a expansão da base monetária, que continuará a alimentar a aceleração da inflação, à medida que a demanda por dinheiro continuar a despencar", afirma o texto.

Da mesma forma, a organização internacional compara a situação venezuelana com a da Alemanha em 1923 ou com o Zimbábue no final dos anos 2000.

Comentar