Trump propõe a remoção mútua de todas as tarifas no comércio com a UE

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, propôs um cancelamento mútuo de "todas as tarifas, barreiras e subsídios" no comércio com a União Europeia, a fim de proporcionar um "comércio justo". Ele deve realizar negociações comerciais com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, nesta quarta-feira.
Sputnik

"A União Europeia está vindo a Washington amanhã para negociar um acordo sobre o comércio. Eu tenho uma ideia para eles. Tanto os EUA quanto a UE abandonam todas as tarifas, barreiras e subsídios! Isso finalmente seria chamado de Mercado Livre e Comércio Justo! Espero que eles façam isso, estamos prontos — mas eles não vão!", escreveu Trump no Twitter nessa terça-feira.

O presidente da Câmara dos EUA, Paul Ryan, disse em entrevista coletiva que espera que as atuais tensões comerciais entre os Estados Unidos e a União Europeia resultem em uma redução mútua das barreiras ao comércio.

União Europeia e Japão pedem 'clareza' sobre guerra tarifária de Trump
As relações comerciais entre a UE e os EUA estão tensas desde que Trump impôs altas tarifas sobre as importações de aço e alumínio contra dezenas de países, incluindo os europeus do bloco, em junho. A União Europeia impôs suas próprias barreiras aos produtos norte-americanos em resposta.

Durante sua campanha presidencial, Trump prometeu mudar as políticas comerciais do país recorrendo ao protecionismo. Após sua posse, Trump começou a cumprir suas promessas retirando os Estados Unidos da Parceria Transpacífico (TPP), renegociando o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) e impondo tarifas adicionais aos seus parceiros comerciais.

Comentar