'Não é uma brincadeira': jornal americano avalia capacidades do tanque russo T-80

O jornal norte-americano The National Interest acaba de publicar um artigo dedicado às novas modificações do tanque russo T-80, onde explica por que é que as informações sobre a desatualização desse blindado são muito exageradas.
Sputnik

Refutando os que dizem que o blindado russo já está obsoleto, o colunista Charlie Gao publica um artigo intitulado "O tanque russo T-80 não é uma brincadeira".

Os especialistas concordam em que o T-80 é um tanque mais adequado para o clima russo em comparação com o T-72 ou o T-90. Isso se deve ao fato de os motores a diesel destes últimos precisarem de ser aquecidos durante 45 minutos quando estão temperaturas de 30 graus negativos.

Por sua vez, os veículos blindados T-80 são equipados com um sistema de propulsão que permite que o veículo esteja pronto para operar um minuto após entrar em funcionamento. O colunista acrescentou que o tanque também garante condições mais confortáveis para a tripulação.

Engenheiros apresentam plano de modernização do lendário tanque russo T-72
O autor recorda algumas das modificações do blindado, em particular, o Objeto 640, conhecido como Águia Negra. Este modelo tinha um design alongado, o que permitia reforçar sua blindagem frontal. Além disso, o tanque foi equipado com um sistema de carga melhorado.

No entanto, esse tipo de modificação nunca foi produzido em massa. O único modelo fabricado em série foi o T-80UA, equipado com um sistema de controle de fogo renovado e adaptado a novas munições.

Ao mesmo tempo, o jornal destaca que o Ministério da Defesa da Rússia anunciou a possível produção da nova versão melhorada do T-80UE1.

Assim, conclui o autor do artigo, é possível dizer que "as informações sobre a obsolescência do T-80 são muito exagerados".

Comentar