Pequim alerta EUA e Coreia do Norte a manterem acordos de Singapura

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, afirmou nesta sexta-feira (3) que discutiu a situação na Península Coreana com o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, apontando para a necessidade de aderir aos acordos firmados entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte na cúpula de Singapura.
Sputnik

"Trocamos pontos de vista sobre a situação da península coreana. Mais uma vez sublinhei que o consenso alcançado pelos líderes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte durante a reunião em Singapura foi extremamente valioso […] Chamo ambos os lados a implementarem na prática o consenso alcançado pelos líderes dos dois países", disse Wang após as conversas com Pompeo que ocorreram também em Singapura, durante o encontro da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, na sigla em inglês).

China: ninguém quer repetir Guerra da Coreia
O diplomata chinês também enfatizou a necessidade de que Washington e Pyongyang construam uma base de confiança mútua para que possam cooperar entre si.

O presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, realizaram um encontro considerado histórico em Singapura no dia 12 de junho.

Os lados concordaram, entre outras questões, em unir esforços para estabelecer um regime de paz duradouro na Península Coreana e trabalhar para sua completa desnuclearização.

 

Comentar