Notícias do Brasil

Manuela D'Ávila será vice de Lula e Haddad o substituto se necessário, diz agência

O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, será o candidato presidencial do Partido dos Trabalhadores (PT) se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva for impedido de concorrer na eleição de outubro, disse uma fonte do partido nesta sexta-feira à Agência Reuters.
Sputnik

Se Lula for capaz de concorrer, Manuela D'Ávila, candidata à presidência do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), abandonará sua candidatura ao cargo de vice-presidente e se tornará sua candidata a vice-presidente, segundo a mesma fonte, que está próxima das negociações.

Fachin pede que pedido de liberdade de Lula seja julgado antes de 15 de agosto

De acordo com a agência, Haddad viajou nesta sexta-feira a Curitiba com a presidente do PT, a senadora Gleisi Hoffmann (PR), para tratar do acordo com Lula, que está preso desde abril na Superintendência da Polícia Federal na capital paranaense, condenado a 12 anos e 1 mês de prisão na Operação Lava Jato.

Oficialmente, o PCdoB anunciou a candidatura presidencial de Manuela na última quarta-feira, mas estaria inclinado a fechar com o PT – um parceiro histórico –, caso o posto de vice na chapa fique com o partido.

Haddad seria o plano B do PT, caso a candidatura de Lula seja impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quando da sua inscrição – cenário este mais provável, com base na Lei da Ficha Limpa. Ainda há a necessidade do aval de Lula para o plano se tornar oficial.

Comentar