Relatos: Coreia do Norte não suspendeu seu programa nuclear e viola sanções da ONU

Pyongyang não suspendeu seu programa nuclear e de mísseis, em violação às sanções da ONU, informou um relatório da ONU, segundo a Reuters.
Sputnik

O relatório dos especialistas independentes que monitoram a implementação das sanções da ONU foi submetido ao comitê de sanções do Conselho de Segurança da Coreia do Norte nesta sexta-feira, informou Reuters.

No início do dia, a Missão dos EUA na ONU apresentou propostas ao Conselho de Segurança para impor novas sanções contra Pyongyang.

Pequim alerta EUA e Coreia do Norte a manterem acordos de Singapura
O Departamento de Estado dos EUA afirmou em um comunicado de imprensa nesta sexta-feira que o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, enfatizou a necessidade de implementar resoluções do Conselho de Segurança da ONU sobre a Coreia do Norte.

"Ele [Pompeo] enfatizou nosso compromisso compartilhado com a desnuclearização definitiva da RPDC [Coreia do Norte]… bem como a importância da implementação contínua de todas as resoluções relacionadas do Conselho de Segurança da ONU", informou o comunicado desta sexta-feira.

Na semana passada, o presidente Donald Trump disse, no entanto, durante um discurso em Granite City, Illinois, que o líder norte-coreano Kim Jong-un estava progredindo em direção à paz depois que os dois líderes realizaram sua cúpula histórica em Singapura, no dia 12 de junho.

Em julho, o diretor de inteligência nacional dos EUA, Daniel Coats, disse ser improvável que a Coreia do Norte desmantele seu programa nuclear ainda este ano.

O jornal The Washington Post disse, na segunda-feira, escreveu que autoridades não identificadas e agências de inteligência norte-americanas detectaram sinais de que a Coreia do Norte estava desenvolvendo novos mísseis de longo alcance.

Comentar