NASA publica gravações de áudio do pouso na Lua

No site da NASA apareceram em livre acesso as gravações da missão Apollo 11, no decorrer da qual os astronautas norte-americanos pousaram na Lua.
Sputnik

Para isso, os especialistas da NASA, em cooperação com a Universidade de Texas em Dallas, digitalizaram 170 fitas magnéticas gravadas durante a missão. Os materiais publicados contêm mais de 19 mil horas da crônica.

Passo colossal: NASA prepara-se para lançar primeira sonda que 'tocará' o Sol
A maior parte das gravações são silêncio ou conversas dos participantes da missão, Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins. Nos materiais são acrescentados subtítulos que ajudam a perceber melhor a fala baixa dos astronautas.

Em uma das gravações pode-se ouvir a frase lendária de Neil Armstrong: "Um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a humanidade."

A nave espacial Apollo 11 foi lançada ao espaço em 16 de julho de 1969, e em 20 de julho Neil Armstrong e Edwin Aldrin pousaram o módulo lunar na superfície da Lua. No decorrer da missão os astronautas colocaram a bandeira dos EUA no lugar do pouso, fotografaram as paisagens da Lua e coletaram 21,55 kg de amostras do solo lunar.

Comentar