Concurso de Fotografia Andrei Stenin divulga lista de vencedores (FOTOS)

O grupo mediático MIA Rossiya Segodnya, com o patrocínio da Comissão para Assuntos da UNESCO da Federação da Rússia, anunciou os vencedores do Concurso Internacional de Fotojornalismo Andrei Stenin 2018.
Sputnik

Na categoria "Notícias Principais" venceram dois trabalhos. A foto do fotógrafo da África do Sul, Justin Sullivan "Confrontação" representa um policial mirando três caçadores furtivos escondidos debaixo de uma mesa. Outro vencedor é o fotógrafo espanhol Luis Tato, com sua série de fotos "Rebeliões no Quênia".

1 / 8
"Rebeliões no Quênia", foto vencedora na categoria "Notícias Principais", séries.
2 / 8
"Confrontação", foto vencedora na categoria "Notícias Principais".
3 / 8
"Desejo de viver", foto vencedora na categoria "Esporte".
4 / 8
"Florzinha", foto vencedora na categoria "Retrato. Herói dos Nossos Tempos".
5 / 8
"Ultras", foto vencedora na categoria "Esporte", séries.
6 / 8
"Quando eu estava doente", foto vencedora na categoria "O Meu Planeta", séries.
7 / 8
"Gêmeos", foto vencedora na categoria "Retrato. Herói dos Nossos Tempos", séries
8 / 8
"Coração de Oxicocos", foto vencedora na categoria "O Meu Planeta".

Na categoria "O Meu Planeta" o primeiro lugar foi atribuído à foto "Coração de Oxicocos" de Sergei Gapon, da Bielorrússia, dedicada à colheita dessas bagas dos pântanos, e à série de fotos "Quando eu estava doente" da russa Alyona Kochetkova, representando a história de sua luta contra o câncer.

Fotos que venceram o concurso de Fotojornalismo Andrei Stenin 2017
O primeiro lugar na categoria "Esporte" foi dividido entre Taisir Mahdi, do Iraque, por sua foto "Desejo de viver", que mostra um menino com a perna amputada jogando futebol, e o fotógrafo italiano Andrea Alai, com "Ultras", representando um torcedor do time de futebol da pequena cidade da Ligúria.

Na categoria "Retrato. Herói dos Nossos Tempos" venceu o trabalho do fotógrafo israelense Oded Wagenstein "Florzinha", que apresenta a imagem de um nómada do norte da Rússia, e a série de fotos de Shiva Khadem, chamada "Gêmeos".

O concurso internacional Andrei Stenin tem por objetivo apoiar jovens fotógrafos e atrair a atenção pública para as tarefas do fotojornalismo contemporâneo. Esta é uma plataforma para jovens fotógrafos, sensíveis, talentosos e abertos à novidade, na qual eles chamam a nossa atenção para as pessoas e os acontecimentos que ocorrem em nosso redor.

No ano 2018, o júri do concurso incluiu proeminentes agências internacionais, tais como AFP (França), Anadolu Ajansi (Turquia) e Notimex (México), entre outras.

Os parceiros informativos gerais do concurso são: o site de notícias Vesti.ru, o canal estatal russo Rossiya-Kultura, o portal ZhurDom e o portal Russian Photo. Os parceiros internacionais informativos são os seguintes: a agência de notícias e rádio Sputnik, a agência de notícias Askanews, a holding midiática Independent Media, a agência de notícias Notimex, a agência de notícias ANA, o canal de televisão e site RT, The Royal Photographic Agency, o Shanghai United Media Group (SUMG), a multiplataforma informativa internacional TeleSUR, o portal da revista China Daily, a revista Frontline, a agência de notícias PNA, o portal on-line e revista AlYoum AlSabee, o portal on-line The Paper, a agência de notícias Bernama, a emissora estatal Radio Republik Indonesia, a agência de notícias Antara e a rede mediática Al Mayadeen. Os parceiros informativos por parte da indústria são: a Academia de Fotografia, a agência GeoFoto, o portal Photo-study.ru, a Associação dos Jornalistas de Moscou, a Associação dos Fotógrafos Artísticos de Moscou, a Escola de Artes Visuais, o portal de notícias YOung JOurnalists e os festivais Fotoistanbul e Kolga Tbilisi Photo.

Comentar