Em razão disso, o primeiro carregamento de trigo russo em 8 anos, em uma quantidade de 26,2 mil toneladas foi embarcado da região de Kaliningrado para o Brasil.
O Adido Agrícola da Embaixada do Brasil em Moscou, Cósam de Carvalho Coutinho, comentou o acontecimento à Sputnik Brasil:
"Acaba de ser publicado no website do Rosselkhoznadzor, a notícia sobre o descarregamento do trigo russo! Estamos trabalhando para, em muito breve, ter o prazer de enviar notícia semelhante de grande interesse para o Brasil: liberação das exportações das nossas carnes bovina e suína!".
Lembrando que desde o fim de 2017, o comércio bilateral russo-brasileiro tem sido afetado pelo embargo imposto pelas autoridades fitossanitárias de Moscou contra a carne bovina e suína do Brasil. Desde o início das restrições as autoridades brasileiras estão tentando reverter a situação.
Durante quase 10 anos, ou seja, desde de 2009 a Rússia lutou pela abertura do mercado brasileiro para o trigo russo. A história terminou de maneira bem-sucedida para a Rússia em 18 de abril, quando foi publicado um ato normativo brasileiro — a Instrução Normativa n.º 15.
"Desde o dia 18 de abril de 2018, tão logo foi publicada essa Instrução Normativa n.º 15, a Rússia já pode exportar trigo para o Brasil", comunicou na época o diplomata brasileiro.
Segundo a imprensa, o Brasil importa anualmente cerca de 7 milhões de toneladas de trigo.