Foi reportado que o sargento, que é atirador de elite do Serviço Aéreo Especial (SAS, na sigla em inglês) britânico, atingiu um dos líderes militares do Daesh no Afeganistão a mais de uma milha, efetuando o melhor disparo de longa distância do SAS. Para isso ele utilizou a metralhadora de calibre.50 montada no teto de seu veículo militar, atingindo o Islamista. Acredita-se que esta seja a primeira vez que uma metralhadora pesada foi utilizada pelo SAS para abater um alvo a grande distância.
Apesar de os soldados de elite estarem armados com fuzis de precisão, depois de analisarem suas opções, eles concluíram que a melhor arma para tentar acertar no alvo era uma metralhadora pesada com 40 anos. Segundo uma fonte anônima, "a calibre.50 possui um alcance fenomenal e é muito precisa, mesmo tendo quase 40 anos".
O líder do Daesh foi supostamente avistado dando instruções a um pequeno grupo de combatentes jihadistas quando foi atingido no peito pela bala do atirador de elite do Serviço Aéreo Especial. Segundo disse uma fonte, "levou alguns segundos para atingir o comandante, que pareceu voar em vários pedaços. Por alguns segundos ninguém se moveu. Quando eles perceberam o que aconteceu, eles se levantaram e fugiram".
Segundo o jornal britânico Daily Star Sunday, se supõe que o atirador de elite que abateu o líder jihadista salvou mais de 20 vidas.