Notícias do Brasil

URSAL é 'ficção' e 'ironia', diz socióloga autora do termo

Fenômeno na internet desde que foi citada pelo presidenciável Cabo Daciolo (Patriotas) no debate da Band, a URSAL (União das Repúblicas Socialistas da América Latina) é uma ficção. A própria autora do termo, a sociológa Lucia Victor Barbosa, afirmou que cunhou a expressão como uma ironia.
Sputnik

A primeira vez que o termo foi registrado na internet foi em 2001, em texto de Lucia sobre o Foro de São Paulo, realizado em Havana, Cuba. Na ocasião, Lula discursou contra a Alca (Área de Livre Comércio das Américas) no encontro dos partidos de esquerda latinos.

"Mas qual seria, me pergunto, essa tal integração no modelo Castro-Chávez-Lula? Quem sabe, a criação da União das Republiquetas Socialistas da América Latina (URSAL)?", ironizou a socióloga.

Bolsonaro é 'populista' e 'um perigo à democracia', diz Economist
Ela afirmou à Folha de S. Paulo que a partir de então, o termo fugiu do seu controle e passou a ser utilizado pelo pensador da direita Olavo de Carvalho. "Eu falava para as pessoas 'não passa isso' [adiante], mas não teve jeito, de repente espalhou".

Formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Lucia afirmou que ficou surpresa quando a Ursal foi assunto dos presidenciáveis no debate:

"Isso é meu, olha onde foi parar, eu fiquei boba."

Comentar