Congressista norte-americano conta como substituir gás russo

O congressista americano Devin Nunes informou que a Europa deveria apoiar a construção do gasoduto Trans-Adriático, que transportaria gás do Azerbaijão até a Itália, anunciou Washington Examiner.
Sputnik

Segundo ele, este gasoduto é a única maneira de diminuir a dependência europeia sobre o gás russo. Assim, os países europeus, especialmente a Alemanha, deixarão de alimentar o "urso russo" com dinheiro.

Nunes também afirmou que o único obstáculo para este gasoduto é a propaganda russa difundida na Itália, através da qual Moscou divulga desinformação com o propósito de atrapalhar a realização do projeto.

"Com a construção do gasoduto Trans-Adriático surge mais uma fonte de gás para a Europa. Essa circunstância diminuirá a dependência dos países europeus sobre o gás russo", adicionou o deputado.

Por que senadores norte-americanos aprovam leis 'fatais para EUA'?
Além disso, as autoridades italianas resistem a esse projeto, chamando-o de gasoduto "sem sentido" devido à ausência de demanda por ele. A Administração de Donald Trump considera o empreendimento, cujo valor de construção é estimado em 5,2 bilhões de dólares (aproximadamente 20 bilhões de reais) em oposição a Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2).

Washington alega que a construção do gasoduto poderia ajudar a salvar a Europa da "dominação energética russa", já que uma empresa russa é sua acionista minoritária. Porém, as recentes sanções americanas afetam ainda mais o desenvolvimento deste projeto.

Comentar