Google é desmascarado por estar vigiando internautas sem parar

Os serviços do Google gravam o histórico de localização dos donos de smartphone mesmo que eles tenham desativado a função nas configurações de privacidade, de acordo com uma investigação da agência de notícias Associated Press.
Sputnik

Na página de assistência técnica do Google está indicado que os internautas podem a qualquer momento desativar a função que monitora deslocamento, mas alguns aplicativos da empresa continuam salvando automaticamente os dados com indicação do horário, descumprindo, assim, vontade do usuário.

Será que Google descobriu por acaso base militar secreta no deserto de Gobi? (VÍDEO)
Os autores da investigação notam que o Google grava informações sobre a localização do internauta no momento em que o aplicativo Google Maps é aberto. As atualizações diárias automáticas da previsão do tempo nos smartphones com Android definem exatamente a localização do dono do dispositivo. Além disso, algumas pesquisas no sistema de busca, que não têm nada a ver com a localização, podem determinar com exatidão a latitude e longitude dos internautas, salvando os dados no perfil do usuário.

O problema de confidencialidade aborda cerca de dois bilhões de usuários de smartphones com sistema Android e centenas de milhares de donos de celulares da Apple, em que são instalados serviços originais do Google.

Representantes do Google declararam que a empresa possui alguns instrumentos que usam a localização do dono do celular.

Facebook pode saber quanto dinheiro temos
"Apresentamos as descrições exatas destes instrumentos e meios seguros de direção para que as pessoas possam ativar, desativar e apagar históricos a qualquer momento", representantes ressaltaram em uma coletiva de imprensa da corporação. Além do mais, o Google acrescentou que os usuários podem desativar completamente a função de localização — basta entrar nas configurações e desativar o parâmetro Atividade na Web e de apps.

Os autores da investigação criticaram o Google por não escrever nada sobre histórico de localização no parâmetro citado acima, impossibilitando, assim, que usuários saibam sobre ele e, consequentemente, não o desativem.

Comentar