Filipinas dão preferência para a Rússia e inquietam o Pentágono

Randall Schriver, o secretário-assistente norte-americano para assuntos de segurança da Ásia e do Pacífico alertou nesta quinta-feira (16) que a compra das Filipinas de equipamento militar da Rússia pode ter um impacto negativo na cooperação entre o país e os Estados Unidos.
Sputnik

Schriver ainda afirmou que acredita que Manila se beneficiaria mais de uma parceria com os EUA do que com Moscou.

Mais cedo nesta quinta-feira (16), durante uma conversa com jornalistas na embaixada dos EUA nas Filipinas, Schriver foi solicitado a comentar sobre os planos de Manila de comprar equipamento militar russo, em particular, submarinos.

Chancelaria das Filipinas considera sanções dos EUA uma hipocrisia contra o país
"Se eles procederem com a compra desse tipo de equipamento russo, eu não acredito que essa seja uma boa coisa a ser feita em [nossa] aliança e acredito que em último caso nós podemos ser melhores parceiros do que a Rússia pode ser", disse Schriver, conforme citado pelo portal de notícias Rappler.

Anteriormente no mês de agosto, a mídia reportou que a Rússia havia oferecido ao governo das Filipinas ajuda na compra de submarinos. O acordo, em particular, providencia a alocação de um empréstimo subsidiado a Manila, o que seria pago ao longo de alguns anos. As autoridades das Filipinas estão atualmente considerando a proposta.

Durante um encontro com o chanceler da Rússia, Sergei Lavrov em 2 de agosto, o ministro de Relações Exteriores das Filipinas, Alan Peter Ayetano disse que Manila não recusaria a oferta dos russos em relação aos equipamentos, mesmo sob a possibilidade de imposição de sanções por parte dos EUA.

Comentar