A partir do dia 10 de setembro, os eleitores poderão acessar o site temmeuvoto.com e, após responder a algumas perguntas, receber uma lista de candidatos mais afinados com o que eles esperam.
Em entrevista à Sputnik Brasil, o cientista político e coordenador do projeto, Leandro Machado, conta que o objetivo da ideia é dar maior poder de escolha ao cidadão.
"O poder do voto é do cidadão. Quem faz a escolha é o cidadão. É por isso que [os nomes de] todos os candidatos registrados no TSE estarão na plataforma. Esse talvez seja um dos únicos momentos em que cada cidadão tem o mesmo poder. O meu voto vale o mesmo que o seu e que o de qualquer cidadão", ressalta Leandro.
Para garantir que não há nenhum tipo de direcionamento, a plataforma tem os dados abertos e à disposição de qualquer cidadão que queira conferir a lisura do projeto.
O site exibirá, após a busca, a informação sobre o candidato, partido, minibiografia, sites oficiais, históricos de processos e condenações, se houver, além de prioridades e posições ideológicas. Algumas dessas informações poderão ser acrescentadas pelos próprios candidatos já a partir desta sexta-feira (17).
Leandro Machado acredita que a internet terá um grande impacto nessas eleições. O cientista político destaca ainda dois pontos que serão fundamentais no uso da tecnologia durante o pleito:
"Duas questões tecnológicas estarão sendo mais discutidas e estarão mais no centro do palco nestas eleições. O uso da internet para um melhor voto, para se informar melhor sobre os candidatos, e o combate de toda a sociedade, não só da imprensa mas de todo o mundo que defende a democracia, às fake news."
A plataforma #TemMeuVoto é uma iniciativa de organizações da sociedade civil e movimentos de renovação política.