No início de junho, um naturalista e aracnólogo britânico encontrou uma pequena aranha saltadora quando inspecionava um pântano de uma reserva natural em Cheshire, no noroeste da Inglaterra. De acordo com a sua pesquisa, a aranha pertence à espécie "Sibianor larae" — bastante rara e nunca antes vista no Reino Unido, comunica o jornal The Independent.
Apesar de que é a primeira vez que essa aranha foi encontrada no Reino Unido, os cientistas supõem que ela não seja propriamente uma novata. Acredita-se que o aracnídeo sobreviveu nos pântanos do Reino Unido por milhares de anos, mas os especialistas temem que possa estar sofrendo uma perda de seu habitat, como muitos outros animais selvagens.
"Devido à perda do habitat pode não haver qualquer outro lugar adequado na Grã-Bretanha, o que enfatiza a importância desta reserva e a preservação do habitat pantanoso em geral", diz o entomologista Gary Hedges.
O especialista russo descreveu originalmente esta espécie em 2001. Seu nome foi dado em homenagem à esposa do cientista, Larisa, cuja forma abreviada é Lara.