Comissão Europeia reconhece erros na prestação de ajuda financeira à Grécia

A Comissão Europeia reconhece que foram cometidos erros na implementação do programa de ajuda financeira à Grécia, disse nesta segunda-feira o comissário europeu para os Assuntos Econômicos e Financeiros, Pierre Moscovici.
Sputnik

"Eu sei que o processo de ajuste na Grécia foi longo e doloroso, e incluiu soluções complicadas e erros", disse Moscovici durante uma coletiva de imprensa.

Comissário da UE: Grécia segue em situação complicada apesar de resgate econômico
No âmbito de programas de assistência financeira, a Grécia recebeu um total de 203,77 bilhões de euros do Mecanismo Europeu de Estabilidade e do Fundo Europeu de Estabilização Financeira. Um montante sem precedentes na história moderna.

No início deste mês, o país helênico recebeu a última parcela do programa de ajuda financeira no valor de 15 bilhões de euros do Mecanismo Europeu de Estabilidade.

Com esta parcela, a reserva de liquidez na Grécia ascenderá a 24 bilhões de euros, o que deve cobrir cerca de 22 meses das necessidades de financiamento da Grécia após o final do programa de ajuda.

Em junho, os ministros das finanças da zona do euro (Eurogroupo) anunciaram um pacote de medidas para aliviar a dívida grega que, com efeito, põe fim a oito anos do resgate financeiro deste país.

O Eurogrupo concordou, entre outras medidas, em estender por dez anos os vencimentos dos empréstimos que o fundo europeu de estabilização concedeu ao país helênico.

Comentar