Caça sueco JAS 39 Gripen é 'derrubado' por pássaro

Um caça sueco JAS 39 Gripen colidiu com um pássaro na manhã de terça-feira (21) no sul do país escandinavo, o piloto não sofreu ferimentos, segundo as Forças Armadas da Suécia.
Sputnik

"Na manhã de terça-feira, por volta das 09h45 (às 4h45 horário de Brasília), um caça JAS 39 Gripen colidiu com uma ave perto da frota aérea F17 na província de Blekinge", informaram as autoridades em nota à imprensa.

Corporação Aeronáutica: Rússia e Índia seguem desenvolvendo caça de 5ª geração
Segundo a entidade, o piloto conseguiu se ejetar do avião, está se sentindo bem e passando por exames médicos. O caça caiu em uma região de floresta.

Segundo a agência de notícias sueca TT, a empresa sueca fabricante do caça, a Saab, ainda não fez nenhum comentário. A Agência de Transportes da Suécia ressaltou que cerca de 400 incidentes envolvendo aves acontecem todos os anos no país.

"O contato próximo com aves acontece com bastante frequência, o que significa que a aeronave colide com um pássaro ou um pássaro é detectado na pista de pouso e decolagem, mas é raro que o avião sofra danos tão graves", disse à TT a chefe do departamento analítico, Charlotte Billgren.

O ministro da Defesa da Suécia, Peter Hultqvist, não quis comentar o estado técnico e a confiabilidade do sistema do caça "derrubado" antes da investigação do ocorrido.

Em 2013, a Saab fechou acordos com o governo brasileiro em 2013 para a venda de 36 caças do modelo Gripen NG, que começarão a ser entregues em 2021.

Comentar