Recorde de mulheres concorrendo ao Congresso nos EUA é visto com otimismo

A maioria dos norte-americanos respondeu a uma pesquisa da Pew Research Center afirmando que são favoráveis ao aumento do número de mulheres concorrendo a cargos no Congresso do país. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (22) e se dão em um ano de recorde de candidaturas femininas.
Sputnik

"Cerca de 6 a cada dez norte-americanos (61%) dizem ser uma boa coisa o fato de que mais mulheres estão concorrendo ao Congresso este ano do que em outras eleições, enquanto um terço diz que isso não é nem bom nem ruim", aponta o texto da pesquisa, que também que revela que apenas 5% dos eleitores entrevistados se dizem contra a tendência.

China e EUA doam veículos militares à República Centro-Africana
Quando o assunto é dividido por partidos, a maioria dos apoiadores do partido dos Democratas, tanto homens quanto mulheres, apoiam o fato de que mais mulheres concorram nas eleições. Já entre os Republicanos, a opinião é mais dividida, com cerca de 47% dos entrevistados dizendo que é algo que não é nem bom, nem ruim, enquanto 45% aprovam a tendência como algo positivo.

No entanto, quando perguntado se ter mais mulheres no Congresso melhoraria o trabalho da Câmara, apenas 39% do total respondeu de forma afirmativa.

Segundo o Pew Research Center, o ano de 2018 registra um recorde de mulheres concorrendo ao Congresso dos EUA.

 

O Centro para a Mulher Americana e Política (CAWP, na sigla em inglês) apontou em abril por meio de um relatório de pesquisa que ainda há cerca de 11 estados nos EUA que não têm nenhuma mulher como representante no Congresso. Além disso, mulheres negras teriam se tornado deputadas de apenas 16 estados. Já as asiáticas representaram seus distritos em apenas 6 estados, conforme afirmou a pesquisa.

Comentar