Microsoft inicia patrocínio a extensão do navegador de que identifica 'fake news'

Uma extensão de navegador desenvolvida pela NewsGuard Technologies permite aos usuários avaliar a precisão de notícias online e está disponível gratuitamente a partir de hoje. O trabalho é possível graças a um acordo de patrocínio anunciado pelo vice-presidente de Segurança e Confiança do Cliente da Microsoft, Tom Burt.
Sputnik

"Estamos orgulhosos de patrocinar a nova extensão de navegador do NewsGuard, que pode ser baixada gratuitamente", disse Burt em um post no blog. "Melhorar a alfabetização e a transparência da mídia digital será uma ferramenta poderosa para reduzir o impacto das campanhas de desinformação".

Projeto com 24 veículos de comunicação quer combater fake news
A publicação observou que o poder e o anonimato da tecnologia da informação e das redes sociais criaram uma ameaça assimétrica que os adversários estrangeiros estão usando para corromper os processos democráticos.

A NewsGuard emprega analistas para revisar sites de notícias on-line, criando um Índice de Confiabilidade Vermelho/Verde com base em nove critérios de integridade jornalística, explicou o release.

O sistema não impede o acesso a qualquer conteúdo de notícias, o que entraria em conflito com os princípios da liberdade de expressão, mas dá aos leitores informações adicionais sobre a origem e a confiabilidade do conteúdo que eles leem e / ou compartilham.

A extensão está disponível para Google Chrome e Microsoft Edge (a nova versão do Internet Explorer, nativa em computadores Windows 10) e, por enquanto, rankeia com mais precisão sites em inglês. A Microsoft ainda não confirmou a expansão do projeto para outros países.

Comentar