É a 'receita' russa de se livrar da ditadura do dólar, segundo imprensa alemã

O governo russo pretende se livrar da ditadura do dólar comprando ativamente ouro e vendendo as obrigações norte-americanas, escreveu a edição alemã Die Welt.
Sputnik

De acordo com o autor do artigo, as autoridades da Rússia não esperam no futuro próximo uma melhora nas relações com o Ocidente. Segundo o analista norte-americano James Rickards, entrevistado pela edição, as autoridades russas possuem um "plano estratégico", já que o ouro é um "investimento perfeito" para proteção contra as sanções dos EUA, explicou.

Rússia pensa em abrir mão do dólar nas transações com parceiros da área técnico-militar
A edição assinalou que ao longo da última década Moscou tem sistematicamente aumentado as reservas do metal precioso, fazendo crescer sua quantidade total das 457 toneladas em 2008 para 1.944 toneladas em julho de 2018. Neste sentido, a Rússia ultrapassou até mesmo a China, ao se tornar o quinto país no mundo por suas reservas de ouro, indicou Die Welt.

Enquanto isso, para cumprir seu plano estratégico, as autoridades russas estão prontas para correr certos riscos econômicos relacionados à queda dos preços do ouro, que neste ano já perdeu 9% de seu valor, escreveu a edição.

Segundo concluiu o autor do artigo, a política do presidente norte-americano Donald Trump, que ativamente tem utilizado o dólar na qualidade de arma contra outros países, pode fazer com que o ouro passe a desempenhar um papel muito mais importante no sistema financeiro mundial.

Anteriormente a edição Bloomberg escreveu que em julho a Rússia comprou um pouco mais de 26 toneladas do ouro. Assim, o volume total das reservas de ouro do país atingiu 2.170 toneladas, com um valor estimado em US$ 77,4 bilhões (R$ 317 bilhões).

Comentar