Buracos no relevo do nosso planeta, inclusive submarinos, sempre atraíram muitos aventureiros. É como se você fosse o herói do livro "Viagem ao Centro da Terra" do Júlio Verne.
A Sputnik lhe apresenta as crateras mais enigmáticas na superfície da Terra.
1 / 8
A Cratera de Darvaz, também chamada de "Porta para o Inferno" é um campo de gás natural localizado no Turcomenistão.
2 / 8
Com mais de 300 metros de largura e atingindo 124 metros de profundidade, o Grande Buraco Azul é considerado o maior buraco azul do mundo. Encontra-se na proximidade da ilha de Cayo Ambergris, no Belize.
© Foto / Domínio Público
3 / 8
Represa de Monticello, construída na Califórnia, possui um sumidouro de 22 metros de diâmetro que às vezes é chamado de Glory Hole (Buraco da Glória, em português).
CC BY-SA 4.0 / Jeremybrooks / Represa de Monticello
4 / 8
Olhando para dentro do Poço Iniciático – galeria subterrânea de mais de 26 metros de profundidade com uma escadaria em espiral na vila de Sintra, Portugal
CC BY-SA 3.0 / Stijndon /
5 / 8
Enorme dolina com 32 metros de diâmetro e 50 metros de profundidade surgiu no campo de um granjeiro nos arredores da cidade russa de Nizhny Novgorod.
© Foto / Serviço para as Situações de Emergência de Nizhny Novgorod
6 / 8
O Big Hole é o maior buraco do mundo feito pelo homem para extração de diamantes. Encontra-se na cidade de Kimberley, África do Sul.
7 / 8
Nos últimos três anos, tem aumentado o tamanho do enorme buraco no distrito autônomo russo Yamálo-Nenetsky.
© Sputnik / Serviço de imprensa do governador do distrito Yamálo-Nenetsky
/ 8 / 8
Vista aérea de uma enorme cratera de 60 metros de profundidade que surgiu no centro da Cidade de Guatemala, engolindo um prédio.
© AFP 2023 / Orlando Sierra