Ministro do Exterior alemão diz que vai reanalisar relações com EUA

O ministro das Relações Exteriores alemão, Heiko Maas, afirmou que em breve apresentará uma nova estratégia da política da Alemanha em relação aos EUA, comunicou a agência Dpa.
Sputnik

O político pretende aproveitar para isso o ano da Alemanha nos EUA, que se inicia no dia 3 de outubro. 

"Já chegou a hora de reanalisar a parceria transatlântica de forma sóbria, crítica e até mesmo autocrítica", declarou o ministro no dia 25 de agosto. 

'Efeito aliança' das guerras comerciais: Alemanha, China e Rússia se opõem aos EUA
Anteriormente, em um artigo publicado no jornal Handelsblatt, Maas indicou que, ao longo de muitos anos, os EUA e a Europa vêm de afastando um do outro, enquanto os interesses e valores comuns são cada vez menos. 

O ministro assinalou que o processo da normalização das relações com o Leste se iniciou antes de o presidente Donald Trump ter assumido o poder, e disse ser contra a estratégia que prevê esperar até à chegada de outro presidente à Casa Branca.

Como base das novas relações com Washington, Maac propõe a ideia de uma colaboração equilibrada, indicando a criação de uma Europa forte e independente como a principal meta da política externa alemã. 

Além disso, o ministro alemão advertiu que, nas áreas em que os EUA ultrapassam a "linha vermelha", é necessário responder. 

Atrito com EUA pode 'forçar' Alemanha a desenvolver bomba nuclear
As relações entre os EUA e a União Europeia se agravaram depois da saída de Washington do acordo nuclear com o Irã, além da imposição pelos EUA de tarifas alfandegárias sobre o aço e alumínio. No dia 7 de agosto, a União Europeia acionou uma lei que cancela em seu território a ação das sanções extraterritoriais dos EUA contra o Irã.

Além disso, Bruxelas estabeleceu tarifas adicionais de 25% sobre as importações de várias mercadorias norte-americanas. 

Comentar