As fotos mostram o porta-aviões Liaoning nos estaleiros de Dalian com a ponte de comando coberta com andaimes e com diversas mudanças na sua estrutura.
Não está claro por quanto tempo o Liaoning permanecerá nos estaleiros e o jornal chinês South China Morning Post observou que, enquanto o novo porta-aviões do país Type 001A (Tipo 001A) não estiver pronto, "a Marinha chinesa poderá passar meses ou até anos sem um porta-aviões, significando que talvez tenha que treinar aviões baseados em navios e pessoal em terra durante este período".
Como mostram as imagens, foi retirado o radar da ponte, assim como o centro de controle de tráfego aéreo. Segundo disse ao jornal chinês o analista naval Li Jie, as modificações podem ter como objetivo aproximar o Liaoning das características do novo porta-aviões chinês Type 001A.
Apesar de ser o segundo porta-aviões, o Type 001A é o primeiro navio deste classe desenhado e produzido pela China. O Liaoning começou sua vida na União Soviética como cruzador Varyag. A China comprou o navio ainda não terminado da Ucrânia em 1998. O gigante asiático completou e modernizou o Varyag, que entrou em serviço da Marinha chinesa em setembro de 2012 como Liaoning.
O porta-aviões é tecnicamente designado como navio de treinamento para preparar engenheiros de aviação naval.
No domingo (26), a China anunciou que o Type 001A passou pelo segundo teste em alto-mar. Além disso, há informações de que o país está construindo mais dois porta-aviões, o Type 002 e o Type 003, mas os detalhes sobre os navios são inconsistentes.