Reino Unido e UE podem não finalizar acordo Brexit até o prazo final de outubro

Embora a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, tenha expressado seu compromisso de cumprir o prazo, o secretário do Reino Unido, Dominic Raab admitiu na quarta-feira que Bruxelas e Londres podem falhar em coordenar o acordo de retirada do Reino Unido.
Sputnik

"É importante, ao entrarmos na fase final das negociações, na preparação para o conselho de outubro, e a possibilidade de que ele possa se arrastar para além disso, queremos ver alguma energia renovada. Estamos trazendo a ambição e a essência de nossas Livro Branco sobre o relacionamento futuro e também, penso eu, algum pragmatismo para tentar e ir a milha extra para obter o acordo que eu acho que é em ambos os lados interesses ", disse Raab na Câmara dos Lordes.

'Brexit sem acordo com a União Europeia seria desastroso para o Reino Unido'
Raab confirmou que o governo da primeira-ministra Theresa May ainda está comprometido em cumprir o prazo e preparar o documento até outubro, apesar dos desentendimentos existentes com Bruxelas e praticamente interrompeu o processo de negociação. Raab observou que a União Europeia coordenou 80% de todas as provisões.

Espera-se que Raab visite Bruxelas na sexta-feira e convença o negociador-chefe da Comissão Europeia, Michel Barnier, a acelerar a coordenação das cláusulas do acordo Brexit e chegar a um acordo. Esta visita foi confirmada por uma fonte no gabinete do primeiro-ministro do Reino Unido.

No início do dia, a mídia informou citando fontes não identificadas que representantes do Reino Unido e da União Européia anunciaram informalmente planos para acordar as condições do Brexit até meados de novembro. Se o novo prazo for novamente adiado para dezembro ou janeiro, os lados terão que fazer concessões ou se recusar a negociar.

O Reino Unido deve deixar a União Europeia em 29 de março de 2019.

Comentar