Clinton revela transcrição de conversa com Yeltsin sobre escolha de Putin como sucessor

O então presidente da Rússia, Boris Yeltsin, disse a Bill Clinton em 1999 que escolheu Vladimir Putin para sucedê-lo como o próximo líder russo, revelaram documentos divulgados pela Biblioteca Presidencial dos Clinton.
Sputnik

Em uma transcrição de telefonema datada de 8 de setembro de 1999, Yeltsin procurou explicar a Clinton sobre sua escolha para presidente antes do encontro do líder dos EUA com Putin. "Estou muito convencido de que ele será apoiado como candidato no ano 2000. Estamos trabalhando nisso", disse Yeltsin.

Opinião: Popularidade de Putin se deve à reconstrução da Rússia pós-Yeltsin
Yeltsin também confessou que passou muito tempo procurando o candidato certo. "Finalmente deparei com ele, isto é, Putin, e explorei sua biografia, seus interesses, seus conhecidos e assim por diante", disse ele.

Yeltsin descreveu o então ex-espião de 46 anos como um "homem sólido que é mantido bem a par de vários assuntos sob sua alçada". "Ao mesmo tempo, ele é completo e forte, muito sociável", acrescentou.

"Tenho certeza de que você vai encontrá-lo como um parceiro altamente qualificado", disse Yeltsin.

Clinton e o então primeiro-ministro da Rússia reuniram-se nos bastidores da Cúpula de Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (Apec) em Auckland, Nova Zelândia, de 9 a 12 de setembro de 1999, onde apertaram as mãos.

'URSS pode ter colapsado, mas o mal soviético continua florescendo na Rússia de Putin'
Em uma conversa posterior em 1999, Clinton perguntou quem venceria a eleição. "Putin, é claro", previu Yeltsin. "Ele será o sucessor de Boris Yeltsin. Ele é um democrata e conhece o Ocidente".

Ele também se referiu a Putin como uma pessoa durona que permaneceria no caminho da democracia, do desenvolvimento econômico e da criação de novos laços em nome da Rússia.

Putin foi eleito pela primeira vez como presidente em 2000 e reeleito em 2004. Ele foi impedido pela Constituição de concorrer em 2008 e assumiu o cargo de primeiro-ministro. No mesmo ano, a constituição foi alterada para estender o mandato presidencial para seis anos. Em 2012, Putin tornou-se novamente presidente do presidente da Rússia. Depois de mais seis anos no cargo, ele ganhou a reeleição em março passado com 76,69% ​​dos votos.

Comentar