Citado pela edição The Daily Beast, o pai da família, Zachary Lieberman, diz que sua esposa foi a primeira a notar a presença do sáurio, que rondava a plataforma da piscina. Ela mesma gravou um vídeo e chamou as autoridades para pedir sua ajuda.
"Ele é do tamanho de um filhote de crocodilo e, mesmo assim, eu teria menos medo de um crocodilo do que dele", disse Lieberman.
Ao longo de quase cinco dias, pessoal especializado do Centro de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida, junto com caçadores profissionais e cachorros de caça, tentaram sem sucesso prender o lagarto. Os especialistas alertam que esses répteis, provenientes do sul e sudeste da Ásia, são agressivos e podem morder, especialmente crianças pequenas. Embora não sejam venenosos, suas mandíbulas estão cheias de bactérias.
"A partir do momento em que 'aquilo' apareceu em nosso quintal, minha esposa tem medo de ir à piscina", disse Zachary Lieberman. "Esse animal pode sair dos arbustos e comer nossos filhinhos, nós só queremos que ele saia do nosso ambiente, para que possamos voltar às nossas vidas", acrescentou.