"Possuir ouro é, sem dúvida, um caminho inteligente" para um país que quer reduzir sua dependência da moeda norte-americana, afirmou à Sputnik Internacional Thorsten Polleit, professor honorário da Universidade de Bayreuth e cofundador de um fundo de investimento alternativo.
"Se a Rússia decidir respaldar o rublo por ouro, isso seria uma maneira poderosa de mudar as regras do jogo do sistema financeiro global", afirma o economista.
Entretanto, Polleit indicou que, na situação atual, ele não acha que "qualquer papel-moeda não lastreado" possa representar um desafio para o dólar no curto prazo. "O sistema financeiro global é de fato dolarizado, ainda há uma grande demanda pelo dólar, motivada pelo financiamento e transações", acrescentou ele.
Os dados publicados em junho pelo Banco Central da Rússia mostram que as reservas de ouro subiram para quase 2.000 toneladas e constituem mais de 17% das reservas internacionais (ouro e divisas). Moscou adicionou 106 toneladas de ouro a seu estoque nos primeiros seis meses de 2018. A Rússia também se livrou de grande parte de seus títulos do Tesouro dos EUA recentemente.