Novo avião comercial russo efetua 1ª aterrissagem noturna (VÍDEO)

Novo avião comercial russo, MC-21-300, finalizou com sucesso mais um voo de teste, realizando sua primeira aterrissagem noturna no aeródromo do Instituto de Pesquisas de Voo Gromov.
Sputnik

O MC-21-300 da fabricante russa Irkut é projetado para transportar de 163 a 211 passageiros de acordo com os arranjos de assentos, igualando-se aos A320 e ao Boeing 737-800, além dos novos A320neo e 737 MAX8. O avião russo ainda tem um alcance de voo de aproximadamente 6.000 km, mas algo que pode destacá-lo perante seus concorrentes é o fato de que aproximadamente 30% da aeronave é construída com materiais compostos, mais leves e resistentes do que ligas metálicas.

Ele também contará com duas opções de motor, sendo uma delas, o motor de última geração PW1400G, da empresa americana Pratt & Whitney e a outra, o motor russo PD-14, da empresa United Engine-Building Corporation. Com isso, a Rússia pretende não apenas competir no mercado da aviação comercial, mas também substituir os aviões de fabricação soviética, como Tupolev, Yakovlev e Antonov.

O avião superou todos os testes com sucesso, obtendo bom funcionamento dos equipamentos de navegação e iluminação, sendo realizado diversas vezes o voo sobre a pista de aterrissagem, aproximando por ambas as direções e em diferentes altitudes.

A empresa russa Irkut fabricou três unidades do MC-21-300, sendo que duas delas estão realizando o programa de testes de voo, enquanto que a terceira unidade será entregue ao Instituto Central de Aero-hidrodinâmica da Rússia para realizar testes de resistência.

A aeronave realizou seu primeiro voo em 28 de maio, que durou aproximadamente 30 minutos e voou a uma altitude de 3.280 ft (1.000 metros de altura) e a uma velocidade de 162 kt (300 km/h).

Comentar