Presidente eleito do México: transição se desenvolve com estabilidade

A transição do governo no México ocorre em meio a uma crise de violência e insegurança, mas sem transtornos políticos ou financeiros, disse o presidente eleito Andrés Manuel López Obrador, na cidade de Monterrey (norte).
Sputnik

"A transição foi alcançada em harmonia, com estabilidade, não há crise política, não temos uma crise financeira, o que infelizmente está acontecendo na Argentina não está acontecendo", disse López Obrador, referindo-se à situação no país.

Quais riscos o Brasil corre diante das sanções dos EUA na Venezuela?
O governo argentino foi forçado a tomar medidas emergenciais em face de uma crise econômica, com novos impostos sobre as exportações, uma redução no gabinete e a negociação de um novo acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), ao qual recorreu em junho.

López Obrador disse no aeroporto da cidade que é evidente que há uma crise no México, mas relacionada a "muita pobreza e acima de tudo muita insegurança e muita violência, mas também há condições (favoráveis), porque há esperança para as pessoas que as coisas vão melhorar e elas vão mudar ".

Ele acrescentou que em outubro ele apresentará a estratégia de segurança para seu mandato, que começará em 1º de dezembro.

Milhares de pessoas morreram no México nos últimos anos por causa da guerra entre os cartéis de drogas e as tentativas dos governos de enfrentá-los.

Comentar