Bahrein negocia envio de astronautas ao espaço com a Rússia

A Agência de Ciências Espaciais do Bahrein (NSSA) negocia com a Rússia o envio de astronautas ao espaço, mas nenhum acordo específico foi alcançado até agora, disse a embaixada da Rússia em Manama à Sputnik nesta quarta-feira (5).
Sputnik

"Os representantes da Agência de Ciências Espaciais do Bahrein participaram de um lançamento espacial em Baikonur este ano, onde discutiram com os russos as perspectivas de uma possível cooperação, especificamente no treinamento e envio do primeiro astronauta do Bahrein. Mas nenhum acordo específico foi alcançado, nenhum documento sobre o assunto foi assinado", disse o porta-voz da embaixada.

A NSSA foi criada em 2014.

Rússia aprova aumento de controle do Estado sobre indústria espacial
Em julho passado, a agência anunciou o lançamento de seu programa de equipe espacial, que pretende recrutar 10 pessoas que se tornariam o primeiro grupo de especialistas em ciência e tecnologia espacial do Bahrein. O grupo deve passar por um treinamento de 24 meses, que será realizado no território do reino e também no exterior.

O desenvolvimento do programa espacial do Bahrein acontece ao mesmo tempo em que os Emirados Árabes Unidos anunciaram a escolha de seus primeiros dois astronautas, que irão para a Estação Espacial Internacional (ISS). De acordo com o Centro Russo Gagarin de Pesquisa, Teste e Treinamento de Cosmonautas, os dois cidadãos dos Emirados Árabes Unidos já estão em treinamento na Rússia.

Em agosto, a agência espacial russa Roscosmos disse que estava envolvida em negociações de cooperação com os países do Golfo. A agência ressaltou que um acordo para uma missão de curto prazo para um cidadão dos Emirados Árabes Unidos à ISS foi fechado, enquanto uma missão de longo prazo para um astronauta do país e um voo de curto prazo para um cidadão do Bahrein já estavam sendo discutidos.

Comentar