Daniel Ortega diz para os EUA 'não mexerem com a Nicarágua'

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, pediu aos Estados Unidos que respeitem a soberania do país e ponham de lado suas políticas intervencionistas, informou a imprensa local nesta quinta-feira (6).
Sputnik

"O que dizemos aos Estados Unidos da América? Dizemos que, se quiserem ajudar o povo nicaraguense, se quiserem contribuir para a paz, o melhor que podem fazer é não se envolver com a Nicarágua, respeitar a Nicarágua", afirmou o presidente em um discurso, publicado na íntegra no site do canal TN8.

Ataque israelense poderia atrapalhar operação em Idlib?
O presidente fez seu discurso no encerramento de uma caminhada pela paz no país. Ortega afirmou que "as políticas intervencionistas, o que causaram é mais dor, mais sofrimento nas famílias nicaraguenses".

"Então dizemos aos governadores norte-americanos, dizemos aos congressistas norte-americanos, dizemos a ele que se querem contribuir com a paz da Nicarágua, que respeitem a Nicarágua como nação soberana, como nação digna, como nação, que como qualquer nação do mundo, merece respeito e você deve respeitar ", ressaltou.

Em 5 de setembro, numa sessão do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas para analisar a situação da Nicarágua, a embaixadora dos EUA, Nikki Haley, disse que o país latino-americano "segue o caminho da Síria e da Venezuela".

Por quatro meses, a Nicarágua vem passando por uma crise causada por uma série de protestos da oposição que levaram a violentos confrontos entre manifestantes e forças de segurança.

Comentar