A ideia veio de um artista local, chamado Jakub Hadrava, que usou a igreja em 2012 para concluir sua tese universitária de artes.
Ele encheu a capela com criaturas de gesso fantasmagóricas como se estivessem envolvidas por tecido branco e o resultado foi mais do que assustador, além de recuperar o turismo na cidade, relata Belleville News-Democrat.
Para salvar uma igreja assombrada e abandonada no vilarejo de Luková na República Tcheca, o artista tcheco Jakub Hadrava cria estátuas de fantasmas para atrair visitantes
Em 2013, um cinegrafista publicou um vídeo no YouTube com efeitos assustadores que viralizou na Internet com quase 200 mil visualizações. Isso chamou a atenção dos curiosos e até mesmo foi mencionado em sites de viagens. A igreja é aberta ao público durante os sábados e recebe aproximadamente 150 pessoas.
Após a 2ª Guerra Mundial, a igreja parou de ser frequentada e no final da década de 60, pedaços do teto começaram a desabar na cabeça dos fiéis bem no meio de um funeral. Depois desse episódio, a capela foi abandonada, mas em 2017, a instalação foi reformada e ganhou um novo teto.
Apesar da aparência nada católica, a maioria das pessoas tem uma reação positiva em relação aos "fantasmas", contou o zelador da igreja, Petr Koukl.
Anualmente em abril é realizada uma missa para celebrar o Dia de São Jorge.