Médico diagnostica Mona Lisa através de sorriso enigmático

O enigmático e gracioso sorriso no rosto de Mona Lisa de Leonardo da Vinci tem conquistado historiadores e peritos em arte por mais de cinco séculos.
Sputnik

Parece que após séculos o mistério finalmente foi solucionado pelo diretor médico do Centro Cardiovascular do Hospital Brigham and Women's, em Boston, Mandeep Mehra, que vê hipertireoidismo na enigmática expressão facial, em estudo publicado na revista Mayo Clinic Proceedings.

"Tomemos, por exemplo, o canto interno do olho esquerdo: há uma pequena protuberância carnuda, justamente entre o canal lacrimal e a ponte nasal. Seu cabelo é extremamente fino e fraco, e o contorno do couro cabeludo está recuado por trás do véu. Ela não tem sobrancelha, qualquer que seja. Além de ter uma pele amarelada como se tivesse papeira."

Italianos estão enfurecidos com Mona Lisa usando uma camisa da França após vitória na Copa
Além disso, ele diagnosticou o quadro clínico de hipotireoidismo, que é uma disfunção da glândula tireóidea responsável por regular os mecanismos vitais do organismo como o metabolismo e o crescimento, podendo causar inchaço nas mãos, amarelar a pele, afinar os cabelos e fazer surgir um caroço visível no pescoço, tudo causado por uma carência de iodo encontrada em produtos diários, como, frutos do mar, carne, pão e ovos. Os problemas de saúde de Mona Lisa seriam devido à dieta fiorentina da época que era baseada em cereais, vegetais e legumes, sendo muito pobre em fontes de iodo.

O Dr. Mehra ainda afirma que Mona Lisa poderia resolver esse enigma com um simples diagnóstico médico, "entretanto, os tratamentos limitados disponibilizados na época, destinou sua morte prematura".

Mona Lisa nasceu em Florença em 1479, Lisa Gherardini posou para a pintura entre 1503 e 1506.

Comentar