O incidente aconteceu no dia 23 de agosto perto da costa da Virgínia quando fragmentos de uma cesta de reabastecimento aéreo de um Super Hornet F/A 18F foram repentinamente sugados pelo motor de um caça F-35C, informou o website Military.com.
A classe A é a classificação dada aos incidentes mais graves, implicando mais de US$ 2 milhões (R$ 8,1 milhões) em danos, enquanto as designações de classe D são dadas aos incidentes de menor gravidade.
"O fato de que o [F-35] foi capaz de retornar ao porta-aviões testemunha sua capacidade de sobrevivência", disse ao Navy Times o porta-voz da Força Aérea Naval, Ron Flanders.
No momento do incidente, a aeronave F-35 estava efetuando uma operação "de teste aéreo integrado". Dale Horan, diretor do Joint Strike Fighter Fleet Integration (programa norte-americano destinado à integração dos caças F-35C na Marinha), disse aos repórteres do USNI que o teste permite que os oficiais vejam como o caça "se integra com o navio" e como opera com as comunicações, conexões de dados e com outras aeronaves durante as missões.
Atualmente, o incidente ainda está sob investigação.