Morte silenciosa: mídia americana elogia novo lança-minas russo

O lança-minas russo 2B25 Gall, que já está entrando em serviço nas Forças Especiais da Rússia, é capaz de atingir silenciosamente as tropas do inimigo – e mesmo que não consiga eliminá-las, semeará o caos nas suas fileiras, sublinha um portal estadunidense.
Sputnik

"Com a chegada da noite, os militares do adversário começam a efetuar o patrulhamento em torno da base avançada e, de repente, ouvem ruídos abafados ao longe. Logo, são atacados por uns pequenos projéteis, e não dá pra entender de onde vêm. Simplesmente, acabaram de ser atacados pelo silencioso lança-minas 2B25 de 88 mm", escreve a edição Drive.

Saiba como será novo Caçador Noturno russo, helicóptero pronto a integrar exército
O caráter silencioso do lança-minas é garantido por um êmbolo especial que, ao disparar, prende os gases no tubo. Além disso, o disparo da arma não provoca onda de choque ou fumaça. Entretanto, frisa o portal, a tecnologia também tem suas desvantagens, isto é, um alcance limitado. Segundo as caraterísticas técnicas, o 2B25 atinge alvos à distância de até 1.200 metros.

A edição adianta que a cadência de tiro do lança-minas Gall é de 15 tiros por minuto, embora, caso seja necessário, a arma possa disparar 30 vezes em 60 segundos por algum tempo. O autor indica que debaixo de um ataque tão cerrado as tropas do inimigo provavelmente vão ficar apenas adivinhando de onde vêm as minas, nem se podendo falar de um contra-ataque.

Em resumo, o portal observa que, mesmo que o ataque não acarrete danos significativos, de qualquer maneira vai minar o moral e semear o medo nas fileiras do inimigo.

Comentar