Notícias do Brasil

Defesa tenta suspender no TSE decisão que barrou candidatura de Lula

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entrou na noite deste sábado com um pedido para suspender a decisão que barrou a candidatura presidencial do petista, faltando menos de um mês para o pleito.
Sputnik

Caberá à ministra Rosa Weber, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), analisar o novo pedido da defesa do ex-presidente. Há oito dias, a Corte rejeitou a candidatura por seis votos a um.

Houve na sequência um recurso junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas o ministro Celso de Mello rejeitou o pedido, deixando porém aberta a possibilidade de um novo pedido ao TSE.

TSE suspende propagandas do PT com imagem de Lula

Segundo o G1, a defesa de Lula também pediu o aumento do prazo para a substituição do candidato à Presidência da República na chapa do PT. Pelo cenário atual, o partido tem até terça-feira para efetuar a mudança, mas os advogados querem que o prazo vigore até uma decisão final do TSE sobre a possibilidade do petista ser candidato.

Pela lei eleitoral, o PT terá de definir a situação até o dia 17 de setembro, quando faltarão 20 dias para as eleições – prazo máximo para a alteração nas chapas inscritas.

Preso em Curitiba desde abril, Lula foi enquadrado pela Lei da Ficha Limpa por sido condenado por órgão colegiado, o Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF-4), a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção no caso do tríplex do Guarujá.

Comentar